Às vésperas do Ano Novo, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) comemora os bons resultados do ciclo de atividades de 2024 com a entrega de mais uma obra em seu programa estratégico de expansão. A rede de ensino no Estado ganha a moderna Escola Sesi e Senai em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, instalada em área de 15 mil m² cedida pela prefeitura do município. Em evento realizado segunda-feira (30/12) e prestigiado por centenas de pessoas, a inauguração marca também a transição da gestão Sandro Mabel para André Rocha, o 1º vice‑presidente, que dirigiu a entidade interinamente de junho a outubro, durante a campanha das eleições municipais.
Num investimento superior a R$ 60 milhões, o novo estabelecimento de ensino já estreia com status de maior unidade integrada das instituições do Sistema Indústria no interior de Goiás, ocupando quase 11 mil m² de área construída e capacidade inicial para matricular mais de mil alunos por ano.
"Pela sua relevância regional como um dos principais polos econômicos de Goiás, Luziânia merece escolas que reflitam o padrão de qualidade do Sesi e Senai, preparando nossos jovens para os desafios do futuro e formando profissionais altamente capacitados que atenderão às demandas de nossas empresas. Aqui entregamos hoje unidade de ensino que passa a integrar a rede das 40 escolas Sesi de referência, implantadas em 23 Estados. A proposta é de que os ambientes se assemelhem ao máximo das indústrias, permitindo que os alunos vivenciem a atmosfera industrial desde os primeiros anos escolares, com ênfase em aulas mais práticas", destacou o presidente da Fieg e prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel.
A nova unidade integra arrojado projeto de modernização do Sistema Indústria em Goiás, que destina recursos de R$ 1 bilhão até 2026 para expansão e melhoria da rede de ensino Sesi e Senai no Estado.
Futuro mais promissor
Para o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, a implantação da Escola Sesi e Senai vai destravar o desenvolvimento industrial do município, com a oferta de cursos profissionalizantes e educação básica de excelência. "A entrega dessa escola à comunidade representa a construção de um futuro mais promissor para nossos jovens e para a economia local. Tenho certeza de que essa parceria bem-sucedida com o Sistema Indústria será uma ferramenta para fortalecer o mercado de trabalho e atrair novas empresas para Luziânia", disse.
Vice-presidente da Fieg, que assumiu o comando da entidade no mesmo dia, em Goiânia, André Rocha falou sobre a importância do investimento para impulsionar o crescimento sustentável de Luziânia e da região. "A nova Escola Sesi e Senai reafirma o compromisso da Fieg com a formação de verdadeiros cidadãos e profissionais altamente qualificados. Acreditamos que investir em educação de qualidade é o caminho mais sólido para modificar vidas. Por isso, reunimos o que há de mais moderno em infraestrutura e tecnologia, aliado a um corpo docente excepcionalmente capacitado, para proporcionar aos nossos alunos as melhores condições de aprendizado", observou.
Empregabilidade
Com previsão de iniciar o ano letivo no dia 20 de janeiro de 2025, a nova escola já conta com quase 800 alunos matriculados na educação básica, que abrange desde o ensino fundamental até o ensino médio. A atuação inclui ainda Educação de Jovens e Adultos, com destaque para a EJA Profissionalizante e a metodologia de formação robótica Lego e programação para docentes.
No campo da educação profissional, as soluções oferecidas deverão contemplar todas as metodologias de expertise do Senai, como iniciação profissional, aperfeiçoamento, qualificação, aprendizagem industrial, habilitação técnica e pós-graduação. Já nas áreas da saúde e segurança na indústria, cultura e lazer, será colocado à disposição das indústrias todo o portfólio de programas, consultorias legais, laudos técnicos e avaliações em normas regulamentadoras (NRs), consultas e exames médicos, vacinação e eventos esportivos.
A atuação deverá ser potencializada pela utilização eventual da estrutura de unidades móveis do Senai, que inclui as áreas de soldagem industrial, tecnologia da informação, manutenção mecânica industrial, mecânica automotiva, alimentos, eletroeletrônica, odontologia e medicina do trabalho.
O foco é atender às indústrias locais e de cidades vizinhas, principalmente nas áreas de tecnologia da informação, química, automação, metalmecânica e gestão, setores com alta demanda por profissionais qualificados.
"Esse projeto foi cuidadosamente concebido para atender às especificidades locais, para capacitar um contingente significativo de pessoas que, até então, não tinham acesso à qualificação profissional e que agora encontram aqui uma oportunidade real de ampliar sua empregabilidade. A escola vai dar suporte ao crescimento das indústrias de Luziânia e da região, ao mesmo tempo em que abrirá portas para milhares de famílias alcançarem melhores condições de vida, proporcionando uma formação integral que vai muito além do aspecto técnico", ressaltou o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas.
Avanço na preparação da mão de obra local
Responsável direta pela implantação da unidade e pela atuação na região, Misclay Marjorie Correa, diretora da Faculdade Senai Roberto Mange, de Anápolis, também destacou o novo passo dado pelo Sistema Indústria em Luziânia, que já conta, desde 2007, com um núcleo de educação profissional, instalado em um galpão de pouco mais de 300 m². "É um verdadeiro orgulho liderar um projeto que terá tanto impacto positivo para a população de Luziânia e do Entorno. A nova escola representa um salto na preparação da mão de obra local, conectando educação básica de qualidade, por meio do Sesi, com ensino técnico e profissionalizante especializado, oferecido pelo Senai, em um único espaço, que conta com laboratórios de última geração e salas de aula interativas", explicou.